Refluxo Faringo-Laríngeo:
Trata-se do refluxo do conteúdo gástrico para a região de laringe e faringe, levando a vários sintomas em ouvido, nariz e garganta. Em crianças, pode ser a causa de otites de repetição e otite serosa (secreção dentro da cavidade timpânica). Em adultos, pode levar a sintomas de laringite - rouquidão, pigarro, tosse seca, sensação de bola na garganta, dor de garganta de repetição e sensação de ouvido entupido.
O diagnóstico é feito sempre através de exame de videolaringoscopia, podendo ser verificada a inflamação da região da laringe. É importantíssimo salientar que, no caso deste tipo de refluxo, não é obrigatório que o paciente tenha sintomas como azia, queimação no peito e regurgitação, já que, por diversas vezes, verificamos a presença de Refluxo Faringo-Laríngeo não acompanhado de Refluxo Gastro-Essofágico.
O tratamento consiste em orientações e medicamentos, que serão aplicados a cada caso.
Orientações:
Suspender o uso de:
- café, chocolate, chá preto ou chá mate e tudo que contenha cafeína
- refrigerantes
- gordura e fritura
- álcool e cigarro
- condimentos - pimenta, ketchup, mostarda, etc.
- comer a cada três horas
- esperar três horas da última refeição para dormir
- no jantar, optar por uma refeição mais leve
- na crise, elevar a cabeceira da cama 20cm e não fazer exercícios abdominais.
Tratamento medicamentoso individualizado para cada caso com remédios que diminuem a produção de ácido e que melhoram a motilidade gástrica.
Muito boa essas explicações.Era exatamente o que eu queria saber.Fiz o exame de vídeolaringoscopia e deu no resultado refluxo-faringo-laringeo.Agora entendi tudo.Obrigada.
ResponderExcluirApesar de uma afecção comum, o refluxo faringo laríngeo permanece subdiagnosticado.
ExcluirDoutor boa noite!
ExcluirSentia uma dor nas amidulas fui no medico e viu que não tinha nenhuma infecção, pediu para fazer uma laringoscopia e deu na região supra-glótica apresentando hiperemia das aritenoides isso é grave? E devo tomar omeprazol?
Eu gostaria de saber quais gorduras especificamente se deve evitar comer?
ResponderExcluirPorque se for verificar tudo tem gordura?
Para os pacientes com refluxo, sugerimos o acompanhamento de uma nutricionista qualificada para realizar uma reeducação alimentar.
ExcluirFIZ UM EXAME DE VIDEOLARINGOSCOPIAe deu cisto de retenção na tonsila palatina esquerda,descreta fenda glotica dupla,sinais sugestivo de refluxo faringolaringico.quais as melhores medidas a serem tomadas oque deve ser isso é sério? posso morrer.
ResponderExcluirSugiro uma avaliação do otorrinolaringologista para melhor avaliar esse resultado, porém nesse relatório de videolaringoscopia não há nenhuma evidência de algo incurável, mas sim de patologias que devem ser devidamente tratadas.
ExcluirDr Julio tive dois pólipos nas cordas vocais sumiram com fé e tratamento disciplinar sem cirurgia o segundo vai fazer um ano e me apresentou o refluxo laringofaringe o que devo fazer a enbdoscopía?
ExcluirBoa noite diutor julio,a três meses estou sofrendo um ardência insuportável no meu ouvido esquerdo onde agira,sinto dor por guase todo do rosto,sinto queimor entre o paito e ao deitar é pior sinto a respiração curta já faço uso de 80mg ao dis e tomo domperidona 3 vezes ao dia,sinto um aliviu mas a queimação n da trégua e já tive crises de labirintite tem ligação com refluxo sintomas de labirintite?
ExcluirFiz um exame nasolaringoscopia e deu laringite por refluxo supraloótica, fiz uma endoscopia e deu esofagogastroduodenoscopia com realce a esofagite erosiva distal e gastrite enantemática antral, ambas de leve intensidade. O gastro me receitou um remedio para gastrite e insiste em falar que eu não tenho refluxo. Mas os meus sintomas são o seguinte: pigarro, como se tivesse dificuldade de engulir, aflição como se a garganta fosse fechar principalmente qdo deito.
ResponderExcluirApenas 30% dos casos de refluxo faringo laringeo apresentam esofagite na endoscopia digestiva alta. Para se fazer o diagnóstico é necessário a Phmetria de 24 horas ou mesmo o teste terapeutico com a medicação adequada por 4 semanas.
ExcluirFui diagnosticada com Refluxo Laringe e edema através do exame nasolaringoscopia, estou tomando medicamentos mas até agora não tive um a melhora significante, sinto que depende muito da minha alimentação e também do meu estado emocional, perguntas: devo procurar um gastro também? Pode ser de fundo emocional? Pode ser devido ao aumento de peso? O que é edema?
ResponderExcluirSim, quando o paciente não tem melhora dos sintomas sugiro procurar ajuda do gastroenterologista e, caso haja um componente emocional importante, do psiquiatra também.
ExcluirFIZ UMA ENDOSCOPIA DIGESTIVA,NÃO APARECEU REFLUXO,DEPOIS FIZ UMA LARINGOSCOPIA E DEU REFLUXO LARINGEOFARINGEO.TENHO UMA SECREÇÃO QUE MUITO ME INCOMODA,PARECE UMA GOSMA,UMA LIGA COMO PUXA-PUXA,TENHO TOMADO ALGUNS MEDICAMENTOS.MAS NÃO VI MELHORA ALGUMA ATÉ O MOMENTO E ESTA SECREÇÃO ME INCOMODA MUITO,É ASSIM MESMO?
ResponderExcluirExistem alguns casos em que existe associação de outras doenças ao refluxo faringo-laríngeo. Portanto sugiro procurar o otorrinolaringologista de sua confiança para prosseguir na investigação da causa do seu incômodo.
ExcluirTenho os mesmos sintomas e sinais que você. Nenhum médico consegue resolver meu caso. Conseguiu resolver o seu? Por favor se puder me responda. Obrigada.
ExcluirTbm tenho esses sintomas e nada resolve. Muito difícil isso...
ExcluirTenho refluxo faringolaringeo e também sinto essa gosma que incomoda bastante. To em tratamento medicamentoso e dieta. Diminuiu um pouco, mais ainda sinto ela.
ExcluirTenho o mesmo problema já faz 15 dias que estou tomando medicamentos e essa sensação de algo preso na garganta nao passa.
Excluirestou assim, sua garganta sarou como?
Excluirestou com esse mesmo problema, parece que tem algo preso na garganta. como você conseguiu curar isso?
ExcluirFiz um exame de Phmetria Esofágica de 2 canais, e no resultado saiu: 1.Doença do Refluxo Gastro-Esofágico Patológico Misto e 2.Refluxo Faringo-Laringeo Patológico. Gostaria de saber o que significa.
ResponderExcluirOlá Tamiris e obrigado pela sua pergunta. O exame de Phmetria costuma ser solicitado para fazer o diagnóstico de doença do refluxo gastro esofágico e de refluxo faringo-laringeo. No seu caso vem ocorrendo ambos. Devido a isso você deve procurar ou um Gastroenterologista ou um Otorrinolaringologista para avaliar o melhor tratamento no seu caso.
ExcluirBoa noite Doutor Júlio,tenho gastrite acentuada de antro e laringite por refluxo,me incomoda muito,ja fiz varios tratamentos e não vejo melhora,3 endoscopias e 5 videolaringoscopia,o resultado das videos é sempre o mesmo hiperemia da aritnoide e paquidermia moderados mas os meu sintomas são horriveis queima tudo sinto a area da garganta inchada o meu gastro disse que daqui a 2 meses vai fazer outra endoscopia e depois dependendo do resultado ira pedir um ph metria,a aparencia da minha laringe é como se fosse queimada quando abro a minha boca ver bem nitido fica como se fosse um arco iris toda queimada...Socoorro,ja deixei de comer quase tudo perdi muito pesso e ja sou magrinha...me ajude!
ResponderExcluirExistem casos em que o tratamente demora algum tempo a resolver completamente os sintomas, infelizmente.
ExcluirNo seu caso, em particular, aconselho avançar um pouco na elucidação do diagnóstico com a realização de uma pHmetria de 24 hs associada a manometria, conforme sugerido pelo seu gastroenterologista e, a partir daí, decidir qual será o melhor tratamento.
Já faz 3 meses q estou fazendo tratamento para refluxo pois comecei a sentir muita dificuldade para engolir em jan.2013 e foi feito uma nasolaringoscopia e constatou laringite por refluxo supraglótica, desde então minha laringe não voltou ao normal, já perdi 16 kilos pois fiz a dieta q o gastro passou mas mesmo assim minha laringe não melhorou, minha língua está branca, tosse seca, garganta seca, horrível, estou tomando ziprol de 40mg já faz 3 meses e nada ainda, o q eu faço??? por favor me ajudem...
ResponderExcluirA falha no tratamento com o pantoprazol(ziprol) pode acontecer devido a existência de alguma outra doença associada ao refluxo ou dose insuficiente, entre outras causas. Sugiro procurar o seu médico para reavaliação.
ExcluirBoa tarde,
ExcluirTenho os mesmos sintomas...já obteve o melhor tratamento? agradeço resposta, por favor ajudem-me...
Meu exame deu o resultado semelhante ao da colega acima. O pantoprazol também não melhorou nada pra mim.
ExcluirEstou usando domowridona e cloridrato de magnesio PA. Melhorou bastante, mas ainda continuo com pigarro e uma secreção.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá, Minha esposa está Grávida e está com laringite, pois sua azia ficou acentuada. Vimos suas dicas para tentar diminuir os efeitos, teremos uma consulta com um otorrino somente no dia 29, essa tosse seca já fez 20 dias. O que podemos fazer mais ?
ResponderExcluirOlá Rafael, as recomendações do site são medidas gerais que podem melhorar a qualidade da dieta e diminuir os sintomas de azia. Além disso, caso haja piora dos sintomas, ela deverá procurar um pronto socorro para atendimento.
ExcluirMinha mãe tem refluxo faringo-laríngeo, queria saber, se tomar antiácido é uma boa ideia e se resolve ou apenas alivia?
ResponderExcluirQue tipo de remédio é adequado? Tem como curar esse tipo de doença? (Gostei das explicações)
O uso de anti ácidos em geral (Malox, Pepsamar, sal de fruta,...) não é recomendado por tempo prolongado, ou seja, para uma queixa isolada e esporádica, pode ser usado, mas caso a queixa persista, oriente sua mãe a procurar um médico para avaliação e orientar um tratamento.
ExcluirSou professora e fiquei um mês rouca, então fui ao um otorrino e fiz um exame de videolaringoscopia e descobrir que tenho refluxo faringolaringeo, estou tomando alguns medicamentos mas continuo ficando rouca dia sim dia não.Quero saber se essa doença tem cura?E qual o tempo certo de voltar para sala de aula?
ResponderExcluirComo você continua ficando rouca, recomendo uma reavaliação, uma vez que poderá ser necessário uma videolaringoestroboscopia para melhor elucidação do diagnóstico.
ExcluirBom dia,
ResponderExcluirFui diagnosticada com refluxo faringo-laríngeo, devo interromper com as aulas de yoga, ou isso fará bem?
Obrigada
Não, pode continuar com as aulas, somente evitando as posições em que fica de cabeça para baixo. É importante evitar exercícios abdominais também em períodos de crise.
ExcluirMinha filha tem 1 ano e 4 meses está com laringite, uma tosse seca horrivel, q ataca na madrugada. A pediatra disse q ela tem refluxo, mas ela ñ tem sintomas de refluxo, teve quando era mais novinha até os 5 meses de idade. Devo dar os remedios q ela passou para refluxo?
ResponderExcluirAgradeço a atenção.
A orientação do médico deve ser sempre seguida. Caso haja alguma insegurança em relação ao diagnóstico, sugiro procurar uma segunda opinião médica.
ExcluirEU ESTAVA COM DOR DE OUVIDO E DOR NA GARGANTA E FUI NO OTORRINO ELE FEZ UMA VIDEO E CONSTATOU QUE TO COM REFLUXO NA LARINGE, PASSOU TECTA E TEM 40 DIAS QUE TO TOMANDO E NAO VEJO MELHORA TO COM MEDO DE SER OUTRA COISA. ME AJUDE POR FAVOR TO DESESPERADA
ResponderExcluirEm 40 dias de tratamento já esperaria alguma melhora com o tratamento. Isso pode ocorrer devido a dieta inadequada, fatores emocionais, dose insuficiente ou associação de outro fator ou doença durante o tratamento. Sugiro agendar uma reavaliação com seu médico.
ExcluirDoutor, me ajude!
ResponderExcluirEstou com dor de garganta, pigarro e sensação de algo preso na garganta há 22 dias. Fiz uma video laringoscopia e o diagnostico foi Edema moderado da região cricoidea. Sugestivo de Refluxo faringolaringeo. Estou tomando Pantoprazol de 20mg 2 x ao dia há 18 dias. Nao sinto nenhuma melhora! Minha garganta nao para de doer! Nao tenho azia, nem queimação! Pode ser algo serio? Será que é refluxo mesmo? Devo procurar um gastro? O que fazer pra garganta melhorar? Estou apavorada! Obrigada
Devido a dor intensa, recomendo procurar uma reavaliação com o seu otorrinolaringologista ou uma consulta no gastro. A dose da medicação pode ser alterada, o medicamento trocado ou ainda algum exame solicitado.
ExcluirDoutor, tenho mais uma duvida! Devido ao edema da região cricoidea, tem problema fazer uma video endoscopia alta? Pode causar mais irritação na garganta? A clinica que faz o exame, pede para parar de tomar o Pantoprazol um dia antes. Mas se eu interromper o tratamento nao vai me prejudicar?
ResponderExcluirNão, o exame pode ser realizado normalmente.
ExcluirPode para o pantoprazol e retomar seu uso logo após a endoscopia digestiva alta.
ExcluirSou professora e acabei de ter um filho, após o parto comecei a sentir um íngua abaixo do queixo, fiz o exame de videofibronasofaringoscopia e constou rinofaringite alérgica; laringite supra glótica e refluxo laringo- faríngeo, estou apavorada será que é grave? Me ajude!
ResponderExcluirO resultado da videofibronasofaringoscopia não é grave, uma vez que rinofaringite, laringite supra glótica e refluxo laringo-faringeo são patologias tratáveis.
ExcluirSugiro levar os exames ao seu médico, apenas ressaltando que a causa dessa íngua ou gânglio deve ser investigada.
Olá Doutor, há 12 dias atrás fui fazer um tratamento dentário e fiquei mais ou menos uns 40 minutos com a boca aberta..quando cheguei em casa, comecei a sentir uma leve dor de garganta, que foi piorando com o passar dos dias, até que não estava mais aguentando de dor e fui parar em uma urgência,lá o clinico geral pediu um hemograma pra saber se a infecção na garganta era viral ou bacteriana,no resultado teve um leve aumento de leucocitos e a doutora me receitou antibiótico, só q eu disse q tinha um bebê de 11 meses e amamento,então ela disse pra eu tomar por 6 dias um anti-inflamatório (nimesulida),completou 6 dias ontem,e hoje minha garganta voltou a doer muito,estou com feridas na língua,próximo da garganta, não consigo comer nada..agora a noite fui parar em uma urgência novamente e tinha um otorrino de plantão, ele examinou a minha boca e disse q eu estou com Refluxo Faringo-Laríngeo, ele me receitou um xarope "Koide" , eu comprei só q não entendi o q está prescrito na receita,e me esqueci de perguntar ao farmaceutico,a única coisa q entendi é q é pra tomar 10mg, agora não sei qual o horário..e quantas vezes ao dia? O doutor poderia me ajudar?E outra coisa doutor, dá pra ter um diagnóstico preciso sem fazer exame?
ResponderExcluirInfelizmente para confirmar essa receita você deve ir ao PS onde ela foi prescrita. Existem alguns indícios no exame da garganta (oroscopia) que apontam ao diagnóstico de refluxo, porém não é um diagnóstico de certeza, mas sim de que há uma alta probabilidade desta ser a causa de suas dores de garganta.
ResponderExcluirOs exames que podem ser realizados são: Nasofibrolaringoscopia, pHmetria, Endoscopia Digestiva Alta, entre outros.
Olá, dr julio
ResponderExcluireu tenho problemas com tosse cronica ha muito tempo. tenho asma desde pequena e sempre tratei com remedio. ha quase 2 anos, minha tosse, que antes era seca, comecou a vir com muito catarro. fiz varios exames pra ver se era refluxo, e como nao tenho dores nem azia, e pelos resultados dos exames, meu medico disse que é refluxo faringo-laringeo. mas agora li no seu texto que esse tipo de refluxo causa tosse seca. como posso ter tanto catarro entao? sera que tenho outra coisa que o medico nao soube diagnosticar?
obrigada
mariana
Realmente a tosse mais comum causada pelo refluxo faringo-laríngeo é a seca, porém pode ocorrer tosse produtiva, com catarro, às vezes. Isso devido a inflamação local devido ao refluxo que pode levar a uma produção aumentada de muco, levando a esse tipo de tosse.
ExcluirOi Dr Julio!
ResponderExcluirPeguei uma gripe mês retrasado e após esse fato venho sentindo um incomodo na garganta, como se houvesse um corpo estranho e alguns sintomas acompanham como: enjôos, azia, queimação, tontura e sensação de ter sempre que arrotar. Estou novamente saindo de uma gripe, com muita tosse produzindo catarro e esses sintomas voltaram juntamente! Pretendo esses dias ir ao gastro e depois ao otorrino, antes gostaria de uma prévia do possível diagnóstico! Desde já, obrigada!
O seu quadro pode ser devido ao quadro gripal não resolvido, associado ou não a uma crise de refluxo. Com alguns exames essas dúvidas poderão ser resolvidas.
ExcluirOlá, Dr Julio.
ResponderExcluirTinha a sensação de bola na garganta e aperto na garganta tão forte que ficava um pouco cansada e com dificuldade de respirar, pois tinha a sensação que a garganta estava fechando e as vezes engasgava quando dormia,esses sintomas só passavam quando eu conseguia arrotar e muito forte, o que era raro,pois tinha que tomar mt coca-cola, fui o otorrino e fiz uma vídeo, e foi radiodiagnostica com refluxo faríngeo. Passei 3 meses no remedio e dieta, estava ótima sem sintomas, depois que o tratamento terminou retirei a dieta e voltei a alimentação de antes, tudo voltou mais forte, tanto que até pra subir escada canso um pouco e passa quando arroto. Esse problema tem cura ??? ou será que estou com um problemas mais grave???
Aguardo ansiosa resposta.
Desde de já obrigada.
A cura do refluxo faríngo-laríngeo pode acontecer sim, dependendo do que causou o refluxo em primeiro lugar. Alguns casos o paciente tem resolução completa após mudança de dieta, perda de peso, evitando o uso de anti-inflamatórios, ou ainda com cirurgia. O importante é o acompanhamento médico e o uso de medicações ou orientações se necessário.
ExcluirOlá Dr.Júlio!
ResponderExcluirTenho refluxo laringo-faringeo há mais de um ano e tenho dificuldades de fazer uma dieta correta pois alguns alimentos são permitidos por uns e por outros não.Gengibre e canela podem serem consumidos?
Desde já agradeço.Obrigada!
Leila
Gengibre e canela podem sim ocasionar os sintomas de refluxo, porém podem ser consumidos somente no caso de o quadro estar controlado e em MODERAÇÃO!
Excluirola DR. boa tarde fiz uma laringoscopia indireta
ResponderExcluire o parecer do medico foi, sinais sugestivos de refluxo laringo-faringeo
e difonia funcional, e para admissão isso pode me reprovar
obrigada gisele
O Refluxo não reprovaria, porém a disfonia funcional pode sim. Sugiro uma consulta com um Otorrinolaringologista o quanto antes.
ExcluirFui diagnosticado com refluxo laringo faringeo... Percebe-se que há marcas, que o médico chama de erosão bem fortes e visíveis... que cuidados devo tomar? ultimamente nao tava tendo controle alimentar e senti dor no peito, seguido de necessidade de arrotar... o que devo fazer quando sentir essas crises? tenho 1,74 e peso 55 quilos... preciso ganhar peso mas com tratamento de refluxo nao consigo, alguma sugestão? Grato
ResponderExcluirOlá Elias,
ExcluirConforme está no texto do site, seguir as orientações de dieta é um dos passos mais importantes do tratamento. Teoricamente com uma dieta bem balanceada e o acompanhamento de um nutricionista você poderá sim ganhar peso e melhorar dos sintomas de refluxo.
Vale lembrar que o acompanhamento médico deverá excluir outras causas do seu refluxo.
Olá Dr.
ResponderExcluirHá um ano consultei com otorrino e fiz uma vídeolaringoscopia que acusou uma faringite hiperplástica, devido ao refluxo. Consultei então uma gastro e fiz uma endoscopia que acusou gastrite cronica moderada. Como tive piora nos sintomas (tosse, pigarro, dor na garganta) nos últimos meses voltei em ambos os médicos e eles me receitaram Lansoprazol 30 mg pela manha e pela noite. Estou tomando há uns 40 dias e não vejo melhora. Será que devo retornar para rever a dosagem da medicação? Obrigada.
Medicamentos como o lansoprazol são uma opção de tratamento muito boa para o refluxo, porém nem sempre resolvem o problema. Sugiro retornar em seu médico que poderá trocar o medicamento, ou associar outra medicação, ou ainda fazer uma busca de algum fator que pode eventualmente estar atrapalhando a sua melhora.
ExcluirLembre-se que a dieta e o estresse devem ser tratados também em conjunto!
Fui diagnosticada com a DRFL gostaria de saber se é somente o pantoprazol de 40mg que irá me curar, pois foi o único remédio que o medico receitou... Não estou lá tendo muita fé, pois meus sintomas são inúmeros!!!
ResponderExcluirO pantoprazol é um medicamento que diminui a produção de ácido no estômago e com isso ajuda em alguns casos de doença do refluxo laringo-faríngeo. Em 30 dias já será possível se o tratamento foi eficaz ou não.
ExcluirSou professor e passei recentemente num concurso público mas fiz um exame de laringoscopia direta e evidenciou edema (hiperemia) no seio piriforme sugestiva de refluxo laringo-faringeo este diagnóstico reprova
ResponderExcluirNão, uma vez que não demonstra nenhuma alteração na estrutura da prega vocal.
ExcluirFiz uma nasolaringoscopia e deu uma região hiperemiada na laringe, sugestiva de DRFL. Sinto dor de garganta continuamente, as vezes ouvido, tosse e pigarro, Após longo periodo usando Pantoprazol 40 mg, o medico mudou para Esomeprazol 20 mg( Nexium). Iniciei este tratamento recentemente, sem ainda saber se agora verei melhora. O incômodo é muito grande. Posso esperar melhor resultado do Nexium 20 mg?
ResponderExcluirCada paciente apresenta um tipo de resposta. No seu caso sugiro aguardar 30 dias de tratamento para avaliar se houve resultado. Lembre-se que o medicamento consiste em apenas uma parte do tratamento!!!
ExcluirOla dr. tenho hernia de hiato, ja tinha passado por episodios de refluxo mais agora os sintomas evoluiram muito, estou tendo muitas eructacoes, pirose, dor na garganta e otalgias... recentimente estava me auto examinando e percebi uma leve leucoplasia no palato duro, minha faringe esta hiperemica e com alguns sinais de erosao.... estou tomando pantoprazol 40mg e domperidona 10mg....os sinais e sintomas prevalecem.... sou academico de medicina, tenho 23 anos e passo muito sono e extres o que estou achando que é um fator agravante do meu quadro..... dr fiz palpacao do pescoco e encontrei um ganglio hipertrofiado, e algo pra me a preocupar muito? por esta associado com os sintomas que citei atras? o sulcralfato seria uma boa opcao de tratamento? e por ultimo dr. na sua opniao como profissional quais seriam os melhores inibidores da bomba de protons e procineticos? aqueles que sao da sua preferencia na hora da prescricao? lanzo, panto, eso, ome? domper,cisa, metro? obrigado doutor....
ResponderExcluirOlá G. Rogalski, de todo o seu comentário dois aspectos são mais relevantes:
Excluir- Aumento de linfonodo em região cervical.
- Leucoplasia em Palato Duro.
Com estes dois achados, é mandatório que você seja avaliado por um otorrinolaringologista o quanto antes e o tratamento do refluxo pode ser discutido depois.
Dr. fiz o exame laringoscopia ( vídeo ) e o médico considerou a possibilidade de refluxo gastroesofágico. É muito perigoso caso o paciente não siga as dietas alimentares?
ResponderExcluirComo qualquer patologia, recomendamos que as orientações médicas sejam seguidas a risca.
ExcluirMuitas vezes, algumas das medidas que sugerimos podem ser inviáveis para a rotina de uma pessoa ou outra. O importante é que haja uma acompanhamento desse quadro com o especialista, com consultas periódicas e o uso de medicações caso se façam necessárias.
Dr.
ResponderExcluirSinais de refluxo laringo-faríngeo e sinais de rinopatia crônica reprovam em concurso para professor?
Somente esses dois achados isoladamente não deveriam reprovar um professor em um concurso.
ExcluirThiago fui diagnosticado com refluxo faringo laringeo através da vídeo laringeo copia já tomei remédio há 2 meses (pantoprazol).e não tive melhoras o que eu faço doutor?
ResponderExcluirSugiro procurar novamente ou o gastroenterologista ou o otorrinolaringologista.
ExcluirPode ser necessário complementar o diagnóstico com pHmetria, manometria esofágica ou EED contrastado.
Olá Doutor! Quero primeiro parabenizar por esta página bem explicativa. Fiz uma endoscopia e nela apareceu q estava com H Pylori, já tomei os remédios de combate a esta bactéria, porém algo me ainda me incomoda muito... Quando estou dormindo tenho muitos engasgos, e algumas irritações na garganta. Eu já durmo com a cama elevada. O pior de tudo é que tenho asma e logo após o engasgo fico com cansaço asmático. Minha tosse é seca e tenho a sensação que tem coisas em minha garganta, já cheguei a algumas vezes ficar completamente sem ar por alguns segundos. É horrível, busquei muito pela net o que é isso e só aqui achei coisas bem parecidas ao que sinto. Refluxo laringo-faríngeo é grave? Existe algum tratamento caseiro para eu melhorar isso na minha garganta? Muito obrigado desde então!
ResponderExcluirOi Lidiane, realmente seus sintomas são típicos de Refluxo. Tratamentos caseiros para uma paciente como você, que tem associação de Asma, não são recomendados. Sugiro acompanhamento intensivo com Otorrinolaringologista e Gastroenterologista o quanto antes!
ExcluirBoa tarde,
ExcluirJá teve resposta do tratamento? Tenho os mesmos sintomas com asma associada.
Agradeço resposta
Obg
Alguém poderia me responder se se esse refluxo deixa a garganta em aspecto de faringite, irritada avermelhada como se estivesse inflamada? pois ja procurei três médicos diferentes dois disseram que eram esofagite e o outro faringite....ja fiz o exame mas cada um me da uma leitura. to perdido! me ajuda ai!
ResponderExcluirSandro, um exame clínico apenas dificilmente te dará essa resposta. Duas coisas são fundamentais:
Excluir- Acompanhamento médico com um mesmo profissional por um período, uma vez que mudando de médico a cada episódio o diagnóstico correto fica prejudicado.
- Exames complementares (p.ex. Endoscopia Digestiva Alta, pHmetria de 24hs, entre outros).
Ola dr. fiiz um exame de nasofibrolaringoscopia que detectou um possivel refluxo ate entaao nao sentia nada mas estou sentindo como se tivesse algo preso na garganta nao tenho azia,pode ser algo leve ou nao tem cura?
ResponderExcluirPode ser refluxo mesmo, sugiro procurar um especialista!
ExcluirOlá dr estou desesperada por favor peço q me responda.. a alguns anos venho sofrendo com seguintes sintomas .. pigarro as vezes dificuldade p engolir .. tbm tenho essa secreção pegajosa q fica na garganta .. a um ano tive alguns problemas fiquei c emocional abalado e aí veio um gosto muitooooo amargo parecendo fel na boca acompanhado de hálitose isso fez com que a situação piorasse estou fazendo tratamento com psiquiatra p causa da depressão. . Enfim a mais d um ano estou tratando c gastro já tomei ome panto lan esom motilium nda resolveu nem amenizou.. fiz a cirurgia a 4 meses tbm não resolveu nada. Estou sofrendo mto c isso.. meu gastro me pediu p fazer atividade física. . A minha pergunta é: isso tem cura?? Será q foi provocado pelos problemas emocionais? Preciso me livrar disso dr não vivo mais estou afastada do tra desde fevereiro não durmo bem não tenho mais amigos me isolei só quero ficar sozinha o tempo todo.. eu não sei se vou aguentar por favor me ajude o q mais me incomoda é esse gosto amargo terrível e hálitose. Fiz manometria e pq antes d operar deu hipertrofia do esfincter superior do esofago (reacional a refluxo?,) e na parte refluxo ácido em níveis fisiológicos presença de refluxo ácido supraesofagico (patologico) mesm c a cirurgia nada d melhoras.. tem algum outro exame q sr sugere? ?
ResponderExcluirPode ser sim devido a problemas emocionais como ansiedade. Minha principal sugestão é que antes de tudo você estabilize essa parte, fazendo o tratamento contínuo com o Psiquiatra.
ExcluirEm paralelo o Otorrino e o Gastro são especialistas que devem te acompanhar também.
Eu sinto exatamente o que ela sente. Um problema que parece "simples", mas que não melhora com medicamentos. Além dos diversos sintomas, ainda fica uma halitose terrível, a pessoa sente-se insegura, fica sem vida social, e, ninguém parece lhe entender... total isolamento. É angustiante! Isso não tem cura? Pq nenhum médico consegue achar melhora para este mal? Será alguma doença nova, ainda não descoberta, estudada... (?) O tratamento eficaz poderia ser outro totalmente diferente de tudo que já recomendaram?
ExcluirO meu médico disse que nada mais pode ser feito, que deixasse de tomar os medicamentos que o psiquiatra recomendou (depressão, insônia), para vê se há melhora da esofagite/refluxo... Estou tentando.. tentando... Mas não acho certo qd não se acha a cura, dizer que nada mais poderá ser feito. E o bem estar do paciente, não importa ao médico? É só passar algum remédio para o mal, e se não há nenhum tipo de melhora, simplesmente virar as costas? O paciente acaba tornando-se um pouco de "médico" e "pesquisador" para ir em busca "sozinho" da sua cura e seu angustiante mal estar.
Olá Doutor. Espessamento mucoso na junção do terço anterior e médio PVE e dupla fenda glótica reprovam em um concurso para professor?
ResponderExcluirPodem reprovar sim.
Excluirolá Doutor, fiz endoscopia digestiva e deu uma gastrite modera leve não tem H pylori , nada no esófago e fiz também um ultra som no pescoço entre o pescoço é ouvidos também não deu nada, mas tenho sintomas de bolo na garganta não volta nada nem tem gosto algum só o bolo parado e zumbido no ouvido, isso já tem 2 anos e já tomei todos os tipos de prazol q existe e ante refluxo e nada, minha alimentação e leve, o que pode ser Doutor me responda por favor? morais.81@hotmail.com
ResponderExcluirSugiro realizar Nasofibrolaringoscopia para complementar a investigação.
ExcluirOi doutor fiz uma videonasolaringoscopia eo resultado foi esse Crista + erporao para a esquerda.Hipertrofia leve da conchas inferiores.Refluxo faringo laringeo leve. Quero saber q siguinifica tudo isso.pq a medica falou para me q nao era nada grave e so mandou tomar Ommeprazl de 40 demanha e antes do jantar
ResponderExcluirTudo depende do que realmente te incomoda. Um exame de videonasolaringoscopia somente não traz muita informação sem saber do restante.
ExcluirCrista, esporão e hipertrofia leve das conchas inferiores são muito comuns em pacientes com queixa de nariz entupido e rinite alérgica.
Refluxo Faringo-laríngeo leve é muito comum e pode ser somente um achado ocasional.
doutor quando agente pode recorrer a cirurgia em caso de refluxo faringo laríngeo
ResponderExcluirBoa tarde Doutor fiz uma cirurgia de Refluxo há 2 anos atras ,e agora fiz um exame nasofaringoscopia o e deu Laringite por Refluxo Glótica ,isso é normal acontecer ,obrigada
ResponderExcluirMas quais são os seus sintomas? O que você sente?
Excluirboa tarde ,então eu sinto minha garganta irritada, e as vezes quando eu como sinto uma queimação e dependendo da posição que faço( ex me abaixar ou dobrar a barriga) sobe um liquido bem azedo e as vezes sinto esse liquido ir ate o nariz ,muito obrigada pela Atenção
ExcluirBoa tarde dr, gostaria de saber se o refluxo atacar as cordais vacais, tem tratamento para voltar o que era antes. Obrigada!
ResponderExcluirDoutor Gil boa noite gostaria de saber do senhor que eu sinto falta de ar, e como tivesse algo preso na garganta, isso tudo eu trabalhando no tre ae tava com uma dor na garganta ae tomei uns remedios e nada e no dia 26 bebi montila com coca-cola e depois dessa terrivel bebida apareceu esses sintomas do inicio do assunto, falta de ar amenizou mais depois dos antibioticos, pigarro, e tipo algo preso na garganta tambem tem veses aue nao sinto... o que sera doutor tem como descrever algo sobre isso?
ResponderExcluirDr. Júlio. Faz alguns dias que venho sentindo refluxo. Já tive outras crises. Estou na segunda caixa de Pariet 20 MG p dia e não melhorei. Meu otorrino viu refluxo e sinusite pós nasal no exame. Já o gastro na endoscopia não viu refluxo. Tenho regurgitação, tosse seca, um catarro espesso transparente, pigarro. . Estou fazendo tratamento tbm p sinusite. Como saber se são sintomas de refluxo ou sinusite? Estou tbm tomando Lexapro p aliviar a ansiedade. Grata pelo retorno.
ResponderExcluirboa noite dr.júlio fiz um exame de videonasolaringoscopia..fui diagnosticada, com rinopatia irritativa,micronodulos vocais,sinais sugestivo de refluxo faringolaringeo, sinto muita queimação, e amargo na boca,esses incômodos pode ser devido algum dos diagnosticos dado pelo exame? obrigada.
ResponderExcluirBoa noite Dr, minha bebe de nove meses foi diagnosticada com refluxo faringo laríngeo e com adeinoidite. Por ela ser bebe ainda tem cura? Pq o único sintoma aparente é o nariz que parece sempre estar entupido.
ResponderExcluirBoa Tarde Dr. Júlio, fiz um exame Fibronasolaringoscopia e deu os seguintes diagnósticos:
ResponderExcluirFossa Nasal Direita:
Mucosa=> Pálida
Corneto Médio=> sem particularidades
Corneto Inferior=>Hipertófico
Secreção=> Hialina
Meato Médio=> Livre
Recesso Esfenoetmoidal=> livre
Septo Nasal=> Desviado
Fossa Nasal Esquerda:
Mucosa=> Pálida
Corneto Médio=> sem particularidades
Corneto Inferior=>Hipertófico
Secreção=> Hialina
Meato Médio=> Livre
Recesso Esfenoetmoidal=> livre
Septo Nasal=> Desviado
RinoFaringe=> Livre
Tonsila Faringea=> Livre
Óstios Tubários=> Pérvios
Tonsilas Palatinas=> Sem particularidades
Base Lingual=> Hipertrofia
Amigdalas Linguais=> Sem particularidades
Epiglote=> Sem particularidades
Seios Periformes=> Sem particularidades
Pregas Ariepiglóticas=> Sem particularidades
Ventrículos=> Sem particularidades
Aristenóides=> Edema
Região Interaritenóidea=> Edema
Região Posterior=> Hiperemia
Pregas Vocais=> Úlcera em Processo Vocal à esquerda
Mobilidade das Pregas Vocais=> normal
Simetria das Pregas Vocais=> simétricas
Mucosa das Pregas Vocais=> normal
Diagnóstico=> Desvio de Septo, Secreção hialina, Hipertrofia de Cornetos inferiores, hipertrofia da base da lingua, Edema e Hiperemia de Laringe posterior, Úlcera em Processo Vocal à esquerda.
Sugestão para Tratamento=> Sugiro Tratamento para Refluxo Laringo-Faringeo e repetir Exame em até 30 dias.
Isso é o Laudo da Dra. que fez o exame, a minha pergunta é será que é muito grave Dr.Júlio, estou fazendo o tratamento utilizando Omeprazol 20mg 2 cáps. pela manhã em jejum e outra a noite antes de dormir. fazendo isso e não utilizando cafeina, refrigerante, bebidas alcoolicas, gorduras, não comendo frutas citricas, nunca fumei, eliminei o cafezinho, melhora ou será algo mais grave ?
Grande Abraço Dr. Júlio
e Aguardo seu comentário
.
Oi der Julio fiz o exame de laringoscopia e o resultado foi Desfio de septo nasal, reniti hipertópica e refluxo faringo laringo ,sobre a riniti o otorrinolaringologia me pessaou remidio spbre o desfio de septo falou que não é nada grande ou grave. e sobre o refluxo me encaminhou com o Gastro. Gostaria de saber quais alimento devo evitar e esse refluxo tem cura?
ResponderExcluirA alimentação deverá ser o mais saudável possível, evitando alimentos ácidos, além de chocolate, café preto, chá preto ou outros industrializados, bebidas alcoólicas, cigarro. Deve-se comer a cada 3 horas e evitar refeições pesadas com carne vermelha à noite.
ExcluirO refluxo tem cura dependendo da causa, devendo o caso ser avaliado por um médico.
Bom dia estou com sintomas do de garganta e ouvidos e tosse ceca e pigarro
ResponderExcluirUma avaliação médica seria fundamental, sabendo há quanto tempo se iniciaram os sintomas e a etiologia.
ExcluirRefluxo tem cura
Excluirr. Júlio. Em novembro 2011 fiz uma cirurgia de Hérnia de Hiato. Agora parecer que estou como sintoma do RFL Refluxo Faringo -Laríngeo. Tenho tosse, quando vem a tosse minha garganta parece que fecha e falta ar. Garganta fica áspera o tempo todo. Já tomei remédio para tosse, para gripe, amoxilina Clavolunato de potássio e nada, Hoje esta com 30 dias. Pode acontecer ter este refluxo RFL mesmo tendo sido operado de Hérnia Hiatal?
ResponderExcluirAntes de ponderarmos as possibilidades, sugiro que passe em um otorrinolaringologista para a realização de uma nasofibrolaringoscopia. Após isso poderemos avaliar as possíveis causas dos sintomas atuais.
ExcluirOlá me chamo Kátia tenho 43 anos. gostaria que me ajudassem . Comecei a ter uma tosse seca persistente, pós uns 13 dias tussi até que fiquei sem ar não entrava nem saia ar sem respirar fiquei em desespero achei que ia morrer isso aconteceu ao acordar. fui ao hospital ela tomei decadrom e nebolização. Foi solicitado raio x do toraxi. O médico do hospital falou que era bronquite crônica regutizada. Tive novamente ao acordar a tosse e novamente fiquei sem respirar outro desespero, foi ao hospital tomei enjeção de corticoide na veia e nebolização, desta vez o médico olhou o raio x e falou que não havia bronquite alguma, solicitou exame de sangue e disse que era processo alergico. Quando tenho essa tosse e fico dem ar meu esposo faz uma pressão na barriga como se fosse para engasgo só assim começa a voltar a minha respiração e começo a arrotar, sai uma baba grossa e espumante. fuiao otorrino e ele receitou antibiotico que já terminei de tomar "Factive" corticoide ainda estou tomando e inalação com alenia, já estou para terminar este tratamento, mas essa noite acordei como se fosse um engasgo, pouca tosse mas logo fiquei sem poder respirar novamente foi desesperador. Por favor me ajudem não sei mas qual a especialidade devo ir.
ResponderExcluirDoutor, Eu estava sentindo minha garganta inflamada dor no peito quando me deitava sentia algo ardendo na garganta, acordava com a boca cheia de saliva, fui ao medico e ele falou que podia ser refluxo, e me passou os seguintes medicamentos,omeprazol, domperidona, claxan, melhorou muito mas mesmo assim ainda sinto um pequeno incómodo na garganta,isso pode ser refluxo mesmo? oque faço para parar pequena inflamação na garganta? Esses são medicamentos corretos?
ResponderExcluirTenho 17 e estou preocupado que não cabeça pra fazer os trabalhos da faculdade, me ajude.
ola doutor o omeprazol é um remedio eficaz para para o refluxo faringo-laringeo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiz uma videonasolaringoscopia e nela acusou as seguintes conclusões:desvio de septo nasal, rinite hipertrofia, refluxo faringe laríngeo e manobra de Muller positiva. A 4 meses tenho dispneia e está acabando comigo, não tenho nenhum outro problema associado, apenas a falta de ar. Já procurei um gastro, um pneumologista e um otorrinolaringologista e nenhum resolveu meu problema. O que será que eu tenho?
ResponderExcluirBom dia Dr, por 3 anos sofro com minha garganta irritada, já fiz várias endoscopias na qual mostrou hérnia de hiato leve, fiz PHmetria, cintilografia todos os Gastros falaram que meu problema não é refluxo, mais no exame de vídeo o médico otorrinolaringologista me diagnósticou com refluxo RFL, me receitou Nexium, mais Nexium já tomei por mais de 1 ano e não resolveu, não sei mais o que fazer, não aguento mais são 3 anos com garganta inflamada e mau hálito e ninguém resolve
ResponderExcluirFiz uma cirurgia na minha maxila. Disjunção da maxila 11mm e depois comecei a sentir muita queimação na garganta, céu da boca e no nariz. Fiz uma endoscopia e não nada. O meu buco maxilo fala que pode ser por causa da cirurgia. Será que é isso ou pode ser outra coisa?
ResponderExcluirBoa noite, fiz um exame videoendoscopia nasofaringolaringea e a conclusão foi sinais laringeos sugestivos de refluxo laringofaringeo, preciso fazer outro exame. O que significa?
ResponderExcluirDr. boa tarde,
ResponderExcluirParabéns pelas orientações, o blog esta 10!, saberia me informar se o refluxo gástrico pode ter associação a tontura.
Dr estou a mais de dois messes com faltar de ar fraqueza perca de peso nao durmo bem e um incomodo na garganta fis um vidio laringoestroboscospia e deu (achados sugestivos de refluxo faringo-laringeo+papiloma d efaringe , ja fis vario outros exame como eco cardiograma hemograma que deus so o EOSINOFILOS alterado com 11 se o normal e de 0 a 7 eu perguto ao Dr se tem alguma coisa ver com os exame acima me ajuda que Deus le abençoe, vou fazer outros exame que a dotora pediu como endoscopia e um exame de alegia poi tenho alegia a abelha perguto se pode ter outras coisa mais grave poque eu sinto alguns formigamento e dormensa quando estou dormindo me ajuda um abraço
ResponderExcluirBom dia! Apresentei dores torácicas fortíssima, fui internada n CTI com suspeita d infarto,, mas graças a deus os resultados foram negativos, em decorrência d entradas em emergência com dores continuas,inchaço n pescoço, dor engulir, fui encaminhada p ortopedista. Pediu alguns exames,ressonância magnética d coluna cervical e d tórax.acharam mínimas protrusão discais na coluna e o tórax pequeno cisto.e orientação então q eu procurasse um gastro. Foi pedido exame esofagomanometria resultado: esôfago em quebra nozes segmentar, e ph-metria esofagiana prolongada.resultado: refluxo anormal ereto, positivo para dor torácica.só m foi receitado pontoprazol 40mg a qual tive reação é mudaram p omeprazol, e ua orientação nutricional.. Continuo com dores excessivas. Em uma das emergência fui reencaminhada para otorrinolaringologia e fizeram um exame de vídeolaringoestroboscopia, resultado, Paquidermia interaritenoidea. Estou aguardando o exame d usg com doppler colorido d tiróide e usg d pescoço..
ResponderExcluirTem cura doutor, o q faço?
Qual médico q pode m ajudar?
Dependendo do paciente, a resposta pode ser diferente aos medicamentos. Recomendo procurar o seu médico, porque existem diferentes medicamentos e doses que podem te ajudar.
ExcluirDr. Quem tem refluxo laringo-faringeo leve e indicação turbinectomia, por conta da hipertrofia dos cornetos, pode fazer a cirurgia em problemas?
ResponderExcluirPode fazer a cirurgia sem problemas.
ExcluirDr, quando não se cura o refluxo faringo laringeo com dietas e medicamentos, a cirurgia fundiplicatura para refluxo pode curar o refluxo faringo laringeo?
ResponderExcluirDependendo do caso e, à critério médico, a cirurgia pode ser uma opção.
ExcluirOla boa noite , estou sentindo gosto armago na boca com frequência , e estar ocorrendo maumau hálito, porem não tusso e sinto um pouco de azia , não com frequência .
ResponderExcluiro que pode ser?
Como você refere que sente azia e gosto amargo na boca, sugiro agendar consulta com um gastroenterologista para avaliar o seu caso.
ExcluirDr. fui considerada inapta em um concurso público para professor, por causa de um espessamento e uma fenda ampulheta, vou entrar com recurso e já estou em tratamento com uma fono. Seguindo as orientações corretamente em quanto tempo posso ter bons resultados ? Além dos exercícios fonoterápicos, existe algum remédio que pode facilitar no processo ?
ResponderExcluirDepende da resposta que você tiver à fonoterapia. Medicação é necessária somente caso haja alguma alteração no exame de laringoscopia que sugira refluxo.
Excluirbom dia Doutor gostaria de saber se refluxo laringofaringio causa sangramentos e se tem cura?
ResponderExcluirPode causar sangramentos em casos sxtremos. Existe a cura e o controle desta doença na maior parte dos casos.
ExcluirBoa noite doutor por favor me tire uma dúvida laringite posterior é a mesma coisa de refluxo e causa mau hálito?
ResponderExcluirLaringite posterior é uma alteração comumente verificada no exame de laringoscopia de pacientes com refluxo. Pode causar mau hálito, porem a halitose pode ter outras causas.
ExcluirGostaria de saber se refluxo causa mau hálito persistente
ResponderExcluirPode causar halitose, porém a halitose tem diversas causas. Mais de 90% dos casos possuem causas na própria cavidades oral, como a saburra e gengivite. Procure um odontologista antes de qualquer outra providência.
ExcluirBoa noite doutor. Fui diagnosticada com refluxo faringo laringeo. Os sintomas eram ardência na garganta e no estômago, halitose, pigarro e rouquidão.o médico passou pantoprszol 40 mg por 28 dias. Os sintomas de ardência, halitose sumiram. Me sinto muito bem. Mas o pigarro e principalmente a rouquidão continuam. Sou professora e isso me incomoda muito. Quero saber se com o uso do pantoprazol a rouquidão vai sumir.Não foi encontrado nada mas cordas vocais. Devo procurar um fono? Já tenho 15 dias de tratamento. Preciso da minha voz normal de novo.grata.
ResponderExcluirO tratamento demora até quatro semanas para ter seu efeito completo. Sugiro aguardar mais 2 semanas e, no caso de não haver melhora completa do quadro, procurar seu médico.
ExcluirA dieta nessa faze também é fundamental.
Que outros problemas o reflexo laringo-faringeo pode causar se não for tratado?
ResponderExcluirExistem diversos graus de refluxo e em longo prazo pode gerar desde somente o incômodo, até micronódulos nas pregas vocais e quadros pulmonares. Por isso é de suma importância procurar o seu médico para tratamento.
Excluirestou tomando o pantoprazol e estou sentindo sensação de inchaço e formigamento
ResponderExcluire normal?
Não se trata de uma reação adversa habitual. Sugiro entrar em contato com seu médico.
ExcluirDoutor fui diagnosticada com laringite por refluxo glótica e supra glótica, fiz o uso do pantoprazol por 2 meses e nada de melhorar, ai procurei o gastro que pediu endoscopia e trocou o pantoprazol por lansoprazol. Tenho que voltar após 14 dias da medicação, porém mesmo fazendo a dieta restrita e tomando a medicação correta sinto que como se tivesse um bicho entalado na minha garganta, que chega a incomodar pra respirar, não sei mais o que fazer..
ResponderExcluirNão sei o motivo da troca da medicação pelo gastro, pois após a endoscopia só acordei em casa com a nova receita.
A resposta individual pode ser diferente à cada medicação. Alguns pacientes não melhoram com certos medicamentos e outros sim, por isso é fundamental que entre em contato com o médico que prescreveu o lansoprazol para avaliar outras opções.
ExcluirDoutor essa doença do refluxo tem cura,ou tem de tomar remédio a vida toda?
ResponderExcluirDoutor essa doença do refluxo tem cura,ou tem de tomar remédio a vida toda?
ResponderExcluirDoutor. Tenho 31 anos e há 10 anos, derivado a ser uma pessoa muito ansiosa, tive uma crise de ansiedade com ataques de pânico que só há 1 ano consegui livrar-me da medicação e estabilizar. Há uns 3 meses para cá tenho sentido uma leve pressão do lado direito da maçã de adão, parecendo um nódulo acompanhado de uma sensação de que algo está preso na garganta quando engulo e alguns arrotos. Às vezes vem à boca, ou quando faço ginásio ou quando provoco arroto, um líquido à boca. Isso parece que alivia esta sensação. Também tive tosse seca, pigarro e rouquidão e boca seca. Nunca tive dificuldade em ingolir, mas como tenho sinusite e fumo. Fui ao otorrino que através do laringoscópio, me detectou uma laringite. Receitou-me Omeprazol e Maxilase para tomar durante 7 dias. Disse para evitar fumar, beber café (coisa que bebo muito) e ter cuidado com a alimentação e beber muita água. Evitei fumar durante essa semana e tive algum cuidado com a alimentação. Também fiz análises que estavam todas normais. Passou-me praticamente tudo menos esta sensação de massa na região direita da garganta. Também deixou de me dar a sensação de algo preso na garganta, sensação que me aliviava quando provocava o arroto.
ResponderExcluirPassado um mês, fui ao médico de clinica geral, e ele disse que estava tudo normal mas ainda tinha a inflamação na laringe e que, através dos sintomas apresentados, tinha uma refluxo laringo-faringico. Receitou-me omeprazol 20mg para tomar em gejum durante 14 dias e Sucralfato Mylan em saquetas (antes das principais refeições). O problema é que voltei a fumar, continuando a fazer uma alimentação balanceada e a ter cuidado com o café, mas o sintoma de pressão do lado direito (inflamação na garganta) ainda não passou. Sou desportista, e nunca tive problema algum. O que posso fazer mais para esta pressão incomodativa na garganta desaparecer de vez?
Olá Doutor boa noite. Fiz uma videolaringoscopia e o resultado deu edema retrocricoideo moderado,edema de aritenoides moderado e paquidermia interaritenoides. Pregas vocais visualizadas em toda extensão lisa,moveis e com coloração mantida;Epiglote,subglote,base da língua sem alterações.Fiz esse exame para concurso de professor.Posso ser reprovada com esse resultado?
ResponderExcluirBom dia! Comecei com dor de garganta, sensação de corpo estranho e espinho na garganta. Procurei um otorrino e gastro.Já fiz videolaringoscopia, endoscopia e tomografia. Única alteração foi o hiato muito aberto. Estou tomando esomeprazol há dois meses. Um pela manhã e um a noite, mas não sinto melhora. Não tenho dor ao engolir e me alivia por algum tempo qd como. Em quanto tempo de tratamento terei um resposta positiva? As vezes fico em dúvida se é realmente refluxo. Isso está atrapalhando minha vida.
ResponderExcluirBoa noite Dr. Não sei se estou com isso, mas em um dos sintomas eu me identifiquei, a sensação de ter uma bola na garganta que não desce por nada. E meu céu da boca tem uma macha amarelada redonda, acredito que seja secreção. Devo procurar um médico? Devo me preocupar ?
ResponderExcluirOlá doutor....tenho uma dor na garganta a 15 dias, cheguei a tomar antibiótico por 10 dias mas sem melhora, quando passei a tomar antiinflamatórios a dor piorou, sinto como se estivesse ardendo, raspando, halitose e sensação de algo preso na garganta, sera q pode ser rlf ?
ResponderExcluirDr. Boa noite, há 40 dias comecei com um incômodo na garganta fui no medico fiz a laringoscopia e deu refluxo supraglotico na laringe.. tomei omeprazol por 30 dias e só piorou.. fiz outa laringoscopia e deu refluxo de novo.. mudou para pantoprazol a q0 dias e nao vejo resultado... Não sei mais o q fazer... fiz uma endoscopia essa semana mais nao saiu resultado ainda
ResponderExcluirO mesmo caso que o meu,nada melhora,já não sei mais o que fazer.
ExcluirOlá Doutor, o refluxo faringolaringeo, caso nao for tratado cm antecedência, pode levar a morte??? Eu tenho esse problema e uma amiga minha tambem tem, e o medico dela pediu pra tomar muito cuidado com esse refluxo. E ai doutor??? Tem risco de morte?
ResponderExcluirOi doutor boa tarde, fiz um exame de laringoscopia e fui diagnosticado com refluxo. Eu tenho uma dor na parte esquerda e às vezes na parte direita do pescoço, às vezes vai até a região da clavícula e tenho necessidade de estalar meu pescoço pra aliviar a dor, às vezes tbm sobe uma dor até as orelhas que causam uma sensação de entupimento no ouvido, por favor doutor o que pode ser isso?
ResponderExcluirOi Fernanda sinto exatamente o que vc sente,fui diagnosticada com laringite por refluxo,estou nessa agonia desde de dezembro do ano passado,estou tomando Pantoprazol mas não resolve.
ExcluirDoutor
ResponderExcluirFiz uma nasofibrolaringospia onde contatou que que tenho refluxo laringo e faringeo,estou muito angustiado com isso pq tenho trauma de hospital, gostaria de saber se esse refluxo tem cura e se ele pode desenvolver outros poblema,o doutor me passou esomeprazol por 30 dia
Estou com medo
Me ajuda
Boa tarde,
ExcluirJá teve resposta do tratamento? Tenho os mesmos sintomas
Agradeço resposta
Obg
Boa tarde doutor fui diagnosticada com paquidermia essa doença tem cura digo tem como operar pois eu não aguento mais entope tudo já tenho bronquite fico totalmente sem ar aguardo retorno obrigado
ResponderExcluirBoa noite!Sou professora e fui nomeada recentemente em concurso público, porém estou temporariamente inapta ao cargo de professora por 3 meses. Por favor, gostaria de saber se com o diagnóstico após a realização de vídeo-laringo-estroboscopia com ótica flexível apresentando: amígdalas grau II, discreta fenda triangular posterior e depressão longitudinal ao longo das bordas livres de ambas as pregas vocais e discretas vasculodisgenesias à esquerda podem ocasionar reprovação na perícia de exames admissionais. Serei muita grata se puder aliviar a minha ansiedade.
ResponderExcluirObrigada desde já!
ResponderExcluirBoa Noite Dr. FIZ UM EXAME DE VIDEOTELENDOSCOPIA DE LARINGE E NARIZ o diagnóstico foi:
ResponderExcluirExame telelaringoscópico compatível com Edema retrocricóideo intenso. sugestivo de Refluxo Faringo-Laringeo, fenda glótica fusiforme e hiperemia da prega vocal direita. A médica passou pantoprazol 40 mg durante 60 dias.
Ficarei grato se me explicar o que é este Edema retrocricóideo Intenso
Ola ,boa tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se hiperemia na regiao das aritenoides é grave?
Bom dia Dr estou sofrendo a um mês com garganta seca, ardendo, as vezes voz roca, salivação.Sempre acordo cedo sentindo isso ja teve vezes ate de acordar demadruaga tbem, ja fiz uma endoscopia onde deu gastrite leve do antro, e tbem uma videolaringoscopia que deu tudo normal mais na conclusão deu processo inflamatorio difuso mucosa laringea (Medico disse que estava pouco irritada e vermelha) gostaria de saber oque causa isso etc pões tenho consulta ja agendada com otorrino e gastro e estou sofrendo muito com isso grato!!
ResponderExcluirBoa noite Doutor!
ResponderExcluirFoi e diagnosticado um pólipo na corda vocal,aconselharam me a remove lo mas da cirurgia receitaram me Esomeprazol.
Estou um pouco perplexa porque no folheto este medicamento é para o estômago, ou também é indicado para diminuir pólipo?. Obrigada. Carla
Oi eu sou Poliana eu tenho refluxo faringo laringeo tem cura?e quais foram as causas do refluxo? ??
ResponderExcluirOi eu tenho refluxo faringo laringeo. E tem cura. eo que causa o refluxo?
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirMeu problema começou eu sentindo minha voz estranha. Incomodava qdo eu falava,como se soasse estridente. Demorei procurar um médico. Achei que era as cordas vocais e procurei uma fonoaudióloga. Ela me pediu um exame com otorrino videolaparoscopia. Deu inflamação na laringe e refluxo catarral. A médica me passou só antibiótico e antiflamatorio. Não passou nada pra refluxo, nem dieta.
Piorei e procurei outro otorrino.
Fiz outro exame e deu Faringolalingeo moderado. Tomei por cinco dias predisine, antibiótico e estou tomando protoprazol e domperidona ha 22 dias.
Não tenho azia, nenhum problema de estômago. A única coisa que sinto é a voz. A voz parece que sai soando na cabeça toda, as vezes dói, preciso falar muito baixo.
Doutor, fora o isso não sinto nada.
Só que não sinto melhora.
Estou fazendo a dieta ao pé da letra, caminhada. E não vejo melhora.
Me diga o que faço e se minha voz volta ao normal.
Me responda por favor.
Dr. No exame de fibronasoscopia deu traços de refluxo eu suspeito que seja refluxo laringo faringeo, qual exame posso fazer na minha filha de 11 anos para ter a confirmação? ? Obrigada E quais remédios são melhores, ela está tomando label e motilium
ResponderExcluirOie Dr. Sentia uma sensação de algo preso na garganta, fui no otorrino fiz videolaringoscopia deu edema leve superior sugestivo procurei um gastro não deu refluxo gastrite nada, e ele passou pantoprazol 40mg so q não melhora, ainda sinto aquele sensação de algo preso na garganta, não tenho sintomas classico de refluxo, mas algo ta irritado minha laringe.. O gastro disse q eu não tenho refluxo e o otorrino disse q eu tenho, que chato isso
ResponderExcluirOie Dr. Sentia uma sensação de algo preso na garganta, fui no otorrino fiz videolaringoscopia deu edema leve superior sugestivo procurei um gastro não deu refluxo gastrite nada, e ele passou pantoprazol 40mg so q não melhora, ainda sinto aquele sensação de algo preso na garganta, não tenho sintomas classico de refluxo, mas algo ta irritado minha laringe.. O gastro disse q eu não tenho refluxo e o otorrino disse q eu tenho, que chato isso
ResponderExcluirDr fiquei um mês sentindo dores na garganta fui ao otorrino ele disse que era refluxo passou remédio a garganta parou de doer mas a laringe dói sempre ,e tenho muito arrotos ,tô muito preucupada com medo de ser outra coisa já emagreci muito já tem um mês de tratamento tive uma melhora mas ainda sinto,tô preucupada de mas ,o que devo fazer?
ResponderExcluirBom dia DOTOR:MEU NOME É SILVIA MARTINS FIZ EXAME VIDEOLARINGOSCOPIA E SEU ESSE RESULTADO ( LARINGITE CRÔNICA, SUGESTIVA DE REFLUXOS LARINGEO FARINGEO O QUE É ISSO O SENHOR PODE ME AJUDAR OBRIGADA
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirD.r meu exame deu laringite posterior leve . ( sinais alérgicos) refluxo faringo _ laringe. A médica mim passou pantropazol 40mg sentia bolo na garganta e ardência hoje estou com 20 dias tomando o remédio já quase não sinto a ardência na garganta.
Isso tem cura
Prezado Doutor
ResponderExcluirHá 25 dias comecei a ter dificuldades para engolir sólidos, aperto na garganta, sensação de bolo, e de que ia ficar sem respirar, gerando apnéia e disfagia.
Fui a otorrinos e gastro. Sugeriram ser refluxo alto (laringo-faringeo).
Prescreveram esomepradol 40, 2 vezes ao dia e domperidona antes de comer.
Devido a dificuldade de engolir tenho me alimentando com sucos, iogurtes,vitaminas de frutas ou sopas passadss no liquidificador. É difícil se alimentar, pois a seguir vem a sensação de sujeira na garganta e picarro. Tenho pouca salivação, o que me leva a chupar pastilhas e molhar a boca o tempo todo para reduzir o desconforto.
Está semana completa um mês e pouca melhora.
Há uma semana voltei ao otorrino e ele constatou por videolaringoscopia que a inflamação desapareceu e chegou a sugerir problemas psicológicos.
Fiquei animado e venho tentando fazer esforço para engolir, mas o fato é que não está normal e o desconforto persiste. Não tenho dor. Mas a sensação de globos e garganta dura, estreita e seca.
Continuo a medicação, a dieta e subi a cabeceira da cama .
Quanto tempo em média esses sintomas tendem a desaparecer? Há alguma outra medida que posso adotar? Alguma medicação que possa ajudar?
Está muito difícil conviver com isso. Chega a ser desesperador. Parei de trabalhar
Procuro evitar qualquer estresse.
A ansiedade piora os sintomas, sobretudo respiratórios.
Desde já agradeço .
Marcos Vaz
marcosavaz@gmail.com
81 985242728
Zap 81 973087300