As cidades brasileira estão ficando barulhentas?
Cada vez mais, com o trânsito, obras e equipamentos pesados nas ruas, as pessoas são expostas sucessivamente a volumes muito altos de barulho diariamente.
Como isso pode afetar a saúde auditiva?
O som é assimilado no nosso organismo através de um sistema que vai desde a membrana timpânica até o cerebro. Existem algumas células no meio deste trajeto (células ciliada) , que quando expostas a barulhos muito altos ou prolongados são danificadas e a transmissão do som é alterada permanentemente.
A falta de arborização influencia neste “aumento do volume”?
A arborização contribui para a redução dos niveis de ruido já que os vegetais diminuem a reverberação do som. Existem estudos que duas fileiras de arbustos grandes ou árvores plantados nas margens de uma auto-estrada podem reduzir o barulho significativamente.
Quantos decibéis é considerado seguro?
Sons à partir de 80 dB
Em uma discoteca, o volume do som pode chegar a 100 decibéis. Por quanto tempo podemos ficar expostos sem correr risco?
Por 1 hora.
Existe algum tipo de “relaxamento” para descansar os ouvidos?
O importante quando se está exposto a nivei de ruidos elevados é procurar áreas de descanso e, no mínimo a cada hora ficar por cerca de 15 minutos para um "relaxamento"da audição.
Quais sintomas o excesso de som alto pode acarretar, como tontura, irritabilidade, etc?
Pode causar tontura, zumbido, perda auditiva, aumento da pressão, aumento da frequência respiratória, atrapalha a digestão, problemas estomacais, pode contribuir negativamente no desenvolvemento de um feto e ainda levar a parto prematuro, alterações do sono e fadiga.
É verdade que o MP3 é o responsável por 5% da perda auditiva dos jovens?
Exato, os aparelhos de mp3 ou outros eletrônicos usados com fones de ouvido são responsáveis por cerca de 5% das perdas auditivas, já que quem utiliza esses aparelhos o faz diariamente e por longos períodos de tempo com um volume muito alto.
Existe diferença nos fones? O auricular é pior do que aquele que parece um protetor de ouvidos? Ou apenas o volume é o vilão?
A diferença entre os fones é que alguns possuem isolamento acustico (alguns daqueles do tipo concha) e com isso se consegue volumes toleráveis no ouvido. No entanto aqueles equenos fones, quando se está em um ambiente com muito barulho, as pessoas tendem a elevar o volume para mascarar estes sons externos, chegando a niveis muito altos e danosos.
Como é feito o diagnóstico de perda auditiva?
Por meio de um exame Otorrinolaringológico e uma Audiometria.
O zumbido é corriqueiro? Tem tratamento?
O zumbido é comum em grande parte dos pacientes com perda auditiva e existe tratamento que é direcionado para cada causa de perda auditiva.
Hábitos como falar alto, radio e TV em volume excessivo podem ser sinal de surdez leve?
Pode ser um hábito familiar ou pessoal, porém todos pacientes com essas queixas devem ser submetidos a uma audiometria.
Homens têm mais propensão a ficarem surdos? Por que?
Trata-se de uma propensão genética. 60% dos pacientes com perda auditiva são homens. 91% dos pacientes com perda auditiva são brancos
É um fator hereditário?
Filhos de pais com perda auditiva neurossensorial (que é devido a um problema no nervo) tem maior susceptibilidade a perda auditiva.
Uma vida sedentária, o fumo ou a obesidade podem alterar a percepção do som?
Sim. Todos esses hábitos, bem como um controle pobre dos níveis de pressão arterial e alterações de glicemia (açúcar no sangue) podem acarretar uma pior circulação de todo sistema auditivo e assim alterando a percepção do som.
Os danos no aparelho auditivo são reversíveis?
Os danos no nervo sim, porém cada vez mais se estuda as células troncos em cóclea para esse tipo de fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário